Regulamento

Copa BH de Kart – Regulamento 2020

  1. Pontuação
    1º- 35
    2º- 32
    3º- 30
    4º- 28
    5º- 26
    6º- 24
    7º- 22
    8º- 20
    9º- 18
    10º- 16
    11º- 15
    12º- 14
    13º- 13
    14º- 12
    15º- 11
    16º- 10
    17º- 9
    18º- 8
    19º- 7
    20º- 6
    21º- 5
    22º- 4
    23º- 3
    24º- 2
    25º- 1

Melhor volta – 01 ponto

Melhor evolução – 01 ponto

-Piloto que conseguir maior diferença da posição de largada em relação a chegada. Será considerado esta evolução após aplicado as punições.
-Apenas os pilotos que largarem do 11º lugar para cima participarão desta disputa.
-Em caso de empate, todos os pilotos ganham o ponto

1.1) Critérios de desempate da classificação do campeonato
1º) nº de vitórias
2º) nº de voltas mais rápidas

3º) Melhores colocações
4º) Número de participações no campeonato
5º) Moedinha

1.2) Descarte de resultados
Ao final do campeonato, o pior resultado de cada piloto ao longo do ano* será desconsiderado para a classificação final.

*Caso haja algum problema em relação a datas, um novo descarte poderá ser adicionado, a critério da comissão. 

2. Comissão organizadora
_ Júlio Gervasio
_ Marcelo Maia
_ Ronan Emediato
_ Rogerio Malaguti

A Comissão Organizadora da Copa BH de Kart tem a função de organizar as etapas e o campeonato, zelar para que o regulamento e fiscalizar a atuação dos pilotos nas etapas.

2.1) Análise de vídeo para acrescentar ou retirar punição de piloto

Para avaliações de situações de corridas contestadas por pilotos através de vídeo, iremos sortear 2 pilotos por corrida para junto com a comissão tomar decisão.Será uma dupla de pilotos diferente para cada corrida abrangendo assim o maior número de pilotos. Caso o piloto sorteado manifeste que não queira participar deste processo por quaisquer motivos, iremos sortear um novo piloto seguindo os critérios acima.
Caso algum piloto sorteado para análise da etapa não esteja presente, iremos sortear o suplente durante o briefing.

Pilotos sorteados para participar da análise de vídeo:

1 etapa: Diego – Mauro Ourique
2 etapa: Leo Oliveira – Laurence Martins
3 etapa: Rafael Rodrigues Araujo – Leandro Lelis
4 etapa: Raphael Librelon – Bruno Almeida Scopim
5 etapa: Itamar – Sr. Wilson
6 etapa: Adalberto – Douglas Rodrigues
7 etapa: Flavio Leocadio – Luciano Pereira(Tumati)
8 etapa: GUIBOUA – Jadson
9 etapa: Alexandre Bicalho – Rodrigo Soares
10 etapa: Tiago Henrique da Silva Marcolino – Lucas Silva
11 etapa: Rodrigo Kleinpaul – Marco Tulio
12 etapa: Luiz Fernando(TIM MAIA) – Helio Jr.

3. E-mail
Os assuntos referentes a organização do campeonato, devem ser sempre tratados por e-mail, deixando o Whatsapp para o restante. O endereço eletrônico é copabhdekart@gmail.com.

4. Participação e inscrição
– Participam do campeonato os pilotos que requererem sua inscrição junto à Comissão Organizadora e tiverem seus pedidos aceitos.
– É obrigatório que os participantes oficiais estejam inscritos em equipes.
– Para se inscrever é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor e R$ 150,00 até o dia 10/01/2020

4.1) Confirmação a cada corrida
A confirmação da participação será feita da seguinte maneira: uma semana antes da corrida, será informado no grupo do Whatsapp a data, horário e traçado da pista. Caso alguém não possa ir, deverá se manifestar por e-mail, no grupo do Whatsapp ou privado.

4.2) Convite
O piloto que quiser convidar alguém, deverá enviar o pedido a comissão por e-mail. Os pedidos serão analisados em ordem de chegada e a comissão vai decidir se o piloto a ser convidado pode ou não correr. Não serão aceitos pilotos sem experiência com karts.
Os convidados ocuparão as últimas posições do grid de largada, mesmo que participem da tomada de tempo com a finalidade de conhecer a pista e o kart.
Os convidados terão sua classificação final descartada e seus pontos não valerão para o campeonato.

4.3) Número de participantes
As provas contarão com um número máximo de 36 participantes. Caso algum titular não possa ir, abre-se uma nova vaga para convite.

5. Corrida
5.1) Sorteio de karts
Os karts serão sorteados antes da corrida. Não é permitida nenhuma alteração nas peças ou no conjunto do kart a fim de proporcionar melhor desempenho.

5.2) Lastro
Peso mínimo de 100 KG para todos os pilotos. . Cada lastro pesa 5 KG e 2,5 KG. . É obrigatória a pesagem de todos os pilotos antes da prova.

Os pilotos sorteados para analisar vídeo de cada prova ficarão responsáveis de conferir se os pilotos colocaram a quantidade de lastro correta. E após a corrida os 5 primeiros pilotos deverão realizar a pesagem novamente. O peso não poderá ficar inferior a 100kg.

5.3) Formação do Grid de Largada

O grid de largada será formado através da tomada de tempo com a seguinte dinâmica:
-Piloto sai do boxe para aquecimento, faz 2 voltas cronometradas, volta de desaceleração e para o kart para alinhamento no ponto combinado no briefing.
-Após o primeiro piloto concluir as 2 voltas cronometradas, a tomada de tempo está encerrada terminando de marcar o tempo apenas os pilotos em volta lançada.
-Não será obrigatório aguardar todos os pilotos completarem 2 voltas, pois pilotos que resolverem trocar de kart podem não conseguir terminar de completar 2 voltas ou mesmo nenhuma.
-Após a bandeira vermelha se o piloto trocar de kart deverá largar em último. E esta troca será contabilizada

*Na primeira etapa será adotado o sistema de classificação. A partir da segunda etapa, adota-se o sistema descrito anteriormente. 

5.4) Sistema de largada
Para a largada, forma-se uma fila dupla e o primeiro colocado puxa a fila em direção a bandeirada. Serão colocados cones para separar a 2 filas na linha de chegada e todos da fila devem passar entre esses cones. Após isso, a corrida está valendo.

5.5) Troca de Kart
-Serão permitidas 3 trocas de kart durante a temporada. Se trocar de kart mais de uma vez na mesma corrida, cada troca irá abater neste saldo.
-Troca por definição do mecânico do kartódromo dentro do boxe não conta.
-Para realizar a troca de kart por opção, o piloto deverá sair do boxe, completar 1 volta e entrar no boxe para mudar de kart.
-Após realizar 3 trocas, a próxima o piloto larga em último.
-No caso de ter realizado mais de 3 trocas o piloto irá largar por último. Caso ele não largue em último será desclassificado da prova.
-Após a bandeira vermelha na tomada de tempo se o piloto trocar de kart deverá largar em último. E esta troca será contabilizada.
-Não será obrigatório aguardar todos os pilotos completarem 2 voltas, pois pilotos que resolverem trocar de kart podem não conseguir terminar de completar 2 voltas ou mesmo nenhuma.
-Após a bandeira vermelha se o piloto trocar de kart deverá largar em último. E esta troca será contabilizada 

6. Punições

Os pilotos que forem advertidos pelo kartódromo, por conduta antidesportiva, serão penalizados com 7 posições de acréscimo ao resultado final. Se o piloto que sofre punição por conduta antidesportiva fizer a melhor volta, ela será anulada pegando a volta do 2º mais rápido. Os pilotos que tocarem no cone no momento da largada terão acréscimo de 10 segundos ao tempo final da corrida.
Os pilotos que correrem com peso + lastro inferior a 100 kg serão desclassificados da prova.
Os pilotos que se sentirem prejudicados e tiverem provas em vídeo, poderão enviar o material para análise da Comissão, que determinará se o infrator será punido ou não.
A Comissão pode levar a julgamento qualquer lance de corrida onde foi percebido uma atitude antidesportiva mesmo que não ocorreu reclamação dos pilotos envolvidos.
O vídeo pode ser fornecido por um 3º piloto e caso o vídeo não seja esclarecedor do lance por não permitir uma decisão justa, a comissão pode se abster de julgar tal caso.
Caso algum membro da Comissão esteja envolvido no acidente, ele não participará do julgamento.

7. Calendário (Já pré agendado)
Todas as provas serão disputadas às 22 hs nos dias abaixo

7.1) Etapas

1a etapa – 13/02 – RBC
2a etapa – 12/03 – RBC
3a etapa – 16/04 – Betim
4a etapa – 14/05 – RBC
5a etapa – 11/06 – RBC
6a etapa – 02/07 – RBC
7a etapa – 06/08 – RBC
8a etapa – 20/08 – Betim
9a etapa – 10/09 – RBC
10a etapa – 08/10 – RBC
11a etapa – 05/11 – Betim
12a etapa – 03/12 – RBC

8) Equipes
Inscritas no início do campeonato. Caso alguém queira formar uma equipe, é só enviar por e-mail (copabhdekart@gmail.com)

As equipes serão formadas por 3 pilotos definidas pela comissão tendo como critério a posição do último campeonato.
-Os dez primeiros serão os primeiros pilotos de cada equipe.
-11º ao 20º serão alocados nas equipes em ordem invertida. Exemplo: O piloto 20º colocado ficará na equipe A junto com o campeão do ano passado.
-21º ao 30º serão alocados nas equipes na respectiva ordem.

-Os pilotos novatos na Copa BH Kart, foram encaixados na posição herdada dos pilotos que não irão correr este ano. Mas em alguns casos, a comissão pode definir a posição de alguns pilotos, não observando a ordem de classificação para um melhor balanceamento e garantir equilíbrio no campeonato de equipes.
-Para equilibrar o campeonato de equipe, o pior resultado de cada equipe será descartado em cada etapa.