Regulamento

Participação e inscrição
-Participam do campeonato os pilotos que requererem sua inscrição junto à Comissão organizadora e tiverem seus pedidos aceitos.

-Para se inscrever é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor e R$ 220,00.

 Whatsapp
Os assuntos referentes a organização do campeonato devem ser sempre tratados por Whatsapp com algum integrante da comissão.

Confirmação a cada corrida
A confirmação da participação será feita da seguinte maneira: uma semana antes da corrida será aberto no aplicativo Driver One a corrida, na qual o piloto deverá marcar caso irá comparecer ou irá se ausentar.

Número de participantes
– As provas contarão com um número máximo de 36 participantes.
– Convidados serão aceitos caso pilotos inscritos no campeonato se ausentem, contudo deverão pedir previamente aos organizadores.

Calendário com traçados
1 etapa taça Churrasquear – 22/02/2024- 21:15hs – RBC
2 etapa taça Churrasquear – 07/03/2024- 22:00hs- RBC
3 etapa taça Churrasquear – 18/04/2024- 21:15hs – RBC
4 etapa taça Churrasquear – 09/05/2024- 22:00hs – BETIM
5 etapa taça Churrasquear – 20/06/2024- 21:15hs – RBC – Traçado 2 normal

1 etapa taça RSX GROUP- 04/07/2024- 22:00hs – RBC
2 etapa taça RSX GROUP – 15/08/2024- 21:15hs – RBC
3 etapa taça RSX GROUP- 26/09/2024- 22:00hs – RBC
4 etapa taça RSX GROUP – 24/10/2024- 21:15hs – RBC
5 etapa taça RSX GROUP- 21/11/2024- 21:15hs – RBC

Super Final – 12/12/2024- 21:15hs – RBC
Super Final – 12/12/2024- 22:00hs – RBC

– A superfinal terá 2 etapas no mesmo dia.

– Os traçados poderão ser alterados pela comissão.

Formato de disputa 2024
O Campeonato da Copa BH 2024terá 2 taças e o Campeonato da Copa BH que é a performance do piloto durante a temporada. Seguem os formatos de disputa:

Taça Churrasquear BH
– Será disputada em 5 etapas no primeiro semestre permitindo um descarte.
– Os 5 primeiros pilotos da classificação final da taça irão ganhar pontos extras que serão acrescidos na Super Final. 5pts(1º), 4pts(2º), 3pts(3º), 2pts(2º), 1pts(1º).

Taça RSX GROUP
– Será disputada em 5 etapas no primeiro semestre permitindo um descarte.
– Os 5 primeiros pilotos da classificação final da taça irão ganhar pontos extras que serão acrescidos na Super Final. 5pts(1º), 4pts(2º), 3pts(3º), 2pts(2º), 1pts(1º).

Informações
– As taças tem pontuação independente, quando a primeira taça termina todos os pilotos começarão a segunda taça com 0 pontos.

Etapa Superfinal 1
-Grid invertido definido pela classificação geral do campeonato.
-Inverte apenas até o 20º colado. O restante dos pilotos larga na ordem da classificação.
-Não tem tomada de tempo.
-Daremos 2 voltas para sentir o kart e pode trocar antes da largada sem perder posição.
-Estas trocas irão contar no limite anual de 3 trocas.

Etapa Superfinal 2
– Grid invertido baseado no resultado da primeira etapa da superfinal, além disso haverá a troca de kart, os pilotos terão que trocar o kart com o piloto na ordem invertida de chegada.
– Ex.: 1º lugar troca com o último kart.
– Não será permitida troca de kart na segunda super final, exceto por problema mecânico certificado pelo kartódromo.

Campeão
– Serão 2 etapas no dia 12/12/2024nomeadas de Super final.
– A super final não poderá ser descartada.
– Ao longo do ano iremos correr 12 etapas com 2 descartes. A soma de pontos (descontados os 2 descartes) dos pilotos irá definir a classificação geral da Copa BH e do campeonato de equipes, consagrando campeão o piloto que somar o maior número de pontos.
– Os descartes são sempre 1 no primeiro semestre na Taça Churrasquear e o segundo descarte no segundo semestre na taça RSX GROUP.
– A pontuação da Super Final será igual das etapas anteriores, mas ao final terá acréscimo do ponto extra para os pilotos da taça Churrasquear e taça RSX GROUP como explicado acima.

Pontuação

1° – 40
2° – 36
3° – 33
4° – 30
5° – 28
6° – 26
7° – 24
8° – 22
9° – 20
10° – 18
11° – 17
12° – 16
13° – 15
14° – 14
15° – 13
16° – 12
17° – 11
18° – 10
19° – 9
20° – 8
21° – 7
22° – 6
23° – 5
24° – 4
25° – 3

Melhor volta – 01 ponto

Melhor evolução – 01 ponto

Super pole – 01 ponto

Pontos extras para os 5 primeiros colocados de cada taça
1° – 5
2° – 4
3° – 3
4° – 2
5° – 1

Melhor evolução

– Piloto que conseguir maior diferença da posição de largada em relação a chegada, será considerado esta evolução após aplicado as punições
– Em caso de empate, todos os pilotos ganham o ponto
– Na superfinal não há ponto por evolução.

Critérios de desempate da classificação do campeonato
1º) número de vitórias
2º) número de super poles
3º) número de voltas mais rápidas
4º) Melhores colocações
5º) Número de participações no campeonato

Descartes
– Teremos 2 descartes durante o ano.
– O primeiro descarte será no primeiro semestre dentre as 5 etapas da Taça Churrasquear.
– O segundo descarte será no segundo semestre dentre as 5 etapas da Taça RSX GROUP.
– Ao final de cada taça, o pior resultado de cada será desconsiderado para a classificação de cada taça e consequentemente na classificação final.
– Na superfinal não haverá descartes.
– Caso haja algum problema em relação a datas, um novo descarte poderá ser adicionado, a critério da comissão organizadora.

Troféu Estreante

Este troféu é realizado de acordo com o perfil dos pilotos que irão disputar a temporada. A comissão avalia se o número de pilotos inscritos possui uma quantidade mínima para oferecer este tipo de disputa. Poderão participar apenas pilotos com pouca experiência e/ou novatos no campeonato.

Este ano teremos 2 troféus. Um no 1º semestre e outro no 2º semestre. As provas da Taça Churrasquear BH e RSX GROUP serão utilizadas para definir os campeões. O campeão da Taça estreante do primeiro não poderá participar da Taça estreante do segundo semestre.

A comissão que define quais pilotos poderão concorrer ao “Troféu Estreante”.

E a comissão pode revogar também a participação de algum piloto onde o desempenho na pista demonstra que não deveria estar concorrendo a este tipo de troféu.

Corrida

Sorteio de karts
– Os karts serão sorteados antes da corrida.
– Não é permitida nenhuma alteração nas peças ou no conjunto do kart a fim de proporcionar melhor desempenho.
– Serão separados os karts para serem usados em casa de troca, evitando-se a escolha de kart ao trocar.

Lastro
– Peso mínimo de 100kg para todos os pilotos.
– Os kartodromos fornecem lastro que pesam 5 KG e 2,5 KG.
– É obrigatória a pesagem de todos os pilotos antes da prova.
– É permitido a colocação de lastros pessoais.
– Os pilotos sorteados para analisar vídeo de cada prova ficarão responsáveis de conferir se os pilotos colocaram a quantidade de lastro correta.
– Após a corrida os 6 primeiros pilotos deverão realizar a pesagem novamente. O peso não poderá ficar inferior a 100kg, caso algum piloto seja não bata o peso será desclassificado.

Formação do Grid de Largada
22/02/2024-  Tomada de tempo de 5 minutos.
07/03/2024-  Superpole
18/04/2024-  Grid invertido dos 20 primeiros do campeonato
09/05/2024-  Superpole
20/06/2024-  Grid invertido dos 20 primeiros do campeonato
04/07/2024-  Superpole
15/08/2024-  Superpole
26/09/2024-  Grid invertido dos 20 primeiros do campeonato
24/10/2024-  Grid invertido dos 20 primeiros do campeonato
21/11/2024-  Superpole
12/12/2024-  Grid invertido do campeonato
12/12/2024 –  Grid invertido da primeira superfinal

OBS: convidados devem largar no final do pelotão, independente de punições aos inscritos do campeonato.

O Grid invertido será realizado pelos 20 primeiros do campeonato e as demais posições largarão de acordo com sua posição no campeonato.

Sistema de largada
– A largada será lançada, forma-se uma fila dupla e o primeiro colocado puxa a fila em direção a bandeirada.
– Serão colocados cones para separar a 2 filas na linha de chegada e todos da fila devem passar entre esses cones. Após isso, a corrida está valendo.

Troca de Kart
-Serão permitidas 3 trocas de kart durante a temporada. Se trocar de kart mais de uma vez na mesma corrida, cada troca irá abater neste saldo.
– Troca por definição do mecânico do kartódromo dentro do boxe não conta.
– Para realizar a troca de kart por opção o piloto deverá sair do boxe com o kart.
– Após realizar 3 trocas, a próxima o piloto larga em último. A partir da quarta troca o piloto sempre larga de último, ressalvado convidados.
– No caso de ter realizado mais de 3 trocas o piloto irá largar por último. Caso ele não largue em último será desclassificado da prova.
– Caso haja convidados o piloto que efetuar mais de 3 trocas de kart largará a frente do convidado.
-Após a bandeira vermelha na tomada de tempo se o piloto trocar de kart deverá largar em último, independente ser por falha mecânica ou opção do próprio piloto. Essa troca será contabilizada. Se o piloto não largar em último ele será desclassificado.
– Na superpole o piloto que trocar o kart após a superpole, portanto após a bandeira vermelha, deverá largar de último, ressalvado convidados.
– Na Superfinal a troca de kart seguirá as regras definidas no item deste regulamento.
– Quando o modelo de largada for grid invertido daremos 2 voltas para sentir o kart e pode trocar antes da largada sem perder posição, estas trocas irão contar no limite anual de 3 trocas.

Punições
-Os pilotos que forem advertidos pelo kartódromo, por conduta antidesportiva, bandeira preta e branca, serão penalizados com 7 posições de acréscimo ao resultado final.
– O piloto que for desclassificado em decorrência de bandeira preta, exceto peso ou em decorrência de não ter largado em último por troca de kart, não poderá  descartar essa etapa
– Após a bandeira vermelha, inclusive em etapas com o grid invertido, se o piloto trocar de kart deverá largar em último, independente do motivo da troca de kart. E esta troca será contabilizada. Se o piloto não largar em último ele será desclassificado.
– Se o piloto que sofrer punição por conduta antidesportiva e fizer a melhor volta, ela será anulada pegando a volta do 2º mais rápido.
– Os pilotos que tocarem no cone no momento da largada terão acréscimo de 10 segundos ao tempo final da corrida.
– Os pilotos que correrem com peso + lastro inferior a 100 kg serão desclassificados da prova, contudo poderá descartar essa etapa.
– Os pilotos que atingirem 3 trocas do ano e trocarem o kart na próxima corrida antes ou depois da bandeira vermelha deverão largar em último. Se não largar em último será desclassificado, contudo poderá descartar essa etapa.
– Na etapa 2 da superfinal será permitido a troca de kart apenas por problema mecânico. Se o piloto trocar antes da largada será desclassificado.
– Os pilotos que se sentirem prejudicados e tiverem provas em vídeo, poderão enviar o material para análise da Comissão, que determinará se o infrator será punido ou não.
– A Comissão pode levar a julgamento qualquer lance de corrida onde foi percebido uma atitude antidesportiva mesmo que não ocorra reclamação dos pilotos envolvidos.
– O vídeo pode ser fornecido por um 3º piloto e caso o vídeo não seja esclarecedor do lance por não permitir uma decisão justa, a comissão pode se abster de julgar tal caso.

– Caso algum membro da Comissão esteja envolvido no acidente, ele não participará do julgamento.

Análise de vídeo
– Análise de vídeo para acrescentar ou retirar punição de piloto.
– Para avaliações de situações de corridas contestadas por pilotos através de vídeo, iremos sortear 2 pilotos por corrida para junto com a comissão tomar decisão.
– Será uma dupla de pilotos diferente para cada corrida abrangendo assim o maior número de pilotos.
– Caso o piloto sorteado manifeste que não queira participar deste processo por quaisquer motivos, iremos sortear um novo piloto seguindo os critérios acima.
– Caso algum piloto sorteado para análise da etapa não esteja presente, iremos sortear um novo piloto
– O prazo máximo para envio do vídeo será o sábado posterior a etapa, concedendo-se 2 dias de prazo para que os vídeos sejam enviado.
– Na superfinal o prazo para a apresentação do vídeo será logo após a corrida e antes da premiação do campeonato.

Pilotos sorteados para participar da análise de vídeo, controle da pesagem e conferência do lastro:

Etapa1: Rodrigo Soares e Leonardo Alves
Etapa2: Bruno Scopim e Diego Andreis
Etapa3: Laurence Caldeira e Ivo de Castro
Etapa4: Rodrigo Drummond e Lazaro
Etapa5: Rafael Teixeira e Vitalino Ladeira
Etapa6: Matheus Laranjo e Andre Felipe
Etapa7: Douglas Rodrigues e Lazaro
Etapa8: Lucas Silva e Jorge Alves
Etapa9: Rafael Cantoni e Bolivar Andrade
Etapa10: Rafael Librelon e Leo Bosco
Superfinal: Sandro Shayne e Alexandre Barcelos

Comissão organizadora

Marcelo Maia
Marco Tulio
Ronan Emediato

A Comissão Organizadora da Copa BH Kart tem a função de organizar as etapas e o campeonato, zelar para que o regulamento e fiscalizar a atuação dos pilotos nas etapas.