Primeira prova : PPPPP (Papai Pole Position Ponta a Ponta)

Salve, Salve, cambada de “Tora Takagi”, finalmente abriram-se as cortinas do teatro do RBC, e começamos mais uma temporada da Copa BH. Estreamos com 32 karts no grid, e isso porque ainda tivemos algumas importantes ausências.

Como previsto no regulamento, a primeira prova, e só ela, tem classificação (vaias e mais vaias rs), e com esse número de pilotos no grid, já entramos na pista com 2 desafios: um, achar uma volta limpa em 5 minutos e dois, classificar bem, pois largar no olho do furação ou no fim da fila torna mais difícil um bom resultado final.

E lá vai ele, com seu novo capacete do Valentino Rossi, Papai Ronan Emediato, em seu imediatismo, foi com a faca nos dentes e em sua última volta de classificação, cravou mais uma pole na carreira e deixou claro, que se o regulamento permitisse, iria atrás do recorde de poles de Lewis Hamilton, ainda em construção.

Ainda tiveram uma boa classificação : 2º Matheus Verstappen 3º Kojak Malaguti 4º Júlio Gervásio  5º  Israel Salmen 6º Estevão da MTB 7º Bruno Button Scopeta e 8º Flávio Renegado. Percebam, destes 8 primeiros classificados, eram 4 pilotos que estavam regressando depois de um longo e tenebroso inverno (“Winter Is Coming”).

Adalberto “Senna” Diniz, que tinha um problema relevante no pneu, deixou para trocar de kart após a bandeira vermelha e a regra é clara Galvão : Item 5.5 * único : “Para a primeira etapa do ano, a troca de kart realizada após o treino oficial, obriga o piloto a largar na última posição do grid.” E assim foi feito, “Rossi” abriu o grid e “Senna” fechou.

E lá fomos nós, alinhados, aquela ansiedade pré largada e… lá vem o Mauro Chapolin, defensor dos fracos e oprimidos, furando a fila para segurar o pelotão, avisando que o kart do Scopim tinha morrido, só que além de baita piloto, de “tocada Button” e tiro de escopeta, nosso amigo chinês é um “Jiraya” (sei que o ninja é japonês), e sentado no kart em movimento, em duas tentativas fez o motor funcionar e liberou a largada.

Diga-se aliás que a largada com 32 karts ocorreu sem incidentes mais relevantes. Mas a pergunta que não quer calar: o êxito na largada foi consequência da ordem estabelecida na classificação, ou no grid invertido com pilotos em ritmos diferentes e misturados, também não teremos problemas?? Isso você verá no próximo episódio deeeee…Spectremen.

Dada a largada, Ronan foi firme na primeira curva e manteve a ponta. Já Júlio conseguiu pular de P4 para P2. E assim, imprimiram um ritmo muito forte e seguiram até o fim da corrida, e ponto final (rs).

Poderia ser assim o contexto desta coluna, mas apenas no que se refere aos 2 primeiros. Muita coisa aconteceu atrás dos dois que pleitearam o trono dessa etapa. Verstappen e Kojak disputaram muito pela P3, trocaram posições, dividiam as curvas, mas se esqueceram do campeão de 2017 que vinha logo ali atrás e sem pedir licença abriu caminho para um retorno cheio de moral. Salmen (homem de sal, para os leigos, desculpem), depois que descontou a diferença e executou os dois, defendeu como poucos até o fim da corrida e levou o P3 pra casa.

E olhem que nessa tripla disputa, quase chegaram o Mauro Chapolin e o Button chinês, que faziam ótima prova. Mais algumas voltas, sei não, a medalha desse que vos escreve poderia rodar.

Dali para trás, o grupo ficou dividido em alguns pelotões, por exemplo Lelis, Flávio, Rodrigo Drummond, Jadson Rei do Açaí, Tio Gustavo e Marco Túlio, que ficaram boa parte da corrida se engalfinhando. E mais atrás ainda, parecia a música do Rappa, “Tumulto, corra que o tumulto está formado, vem cá, vem vê, vem cá, vem vê-ê, que dentro do tumulto pode estar você.”

Mas apesar de alguns toques, algumas ocorrências para a análise da comissão e do piloto escolhido para tal, não aconteceu nada que em todas as etapas de qualquer campeonato, amador ou profissional não aconteça.

Nas minhas colunas, a cada corrida, vou pegar a palavra de algum piloto escolhido por mim aleatoriamente, será a seção “Palavra do Piloto”. Na primeira, o atual campeão, o Iceman, Marcelo Caldeira disse o seguinte : “O campeonato 2019 começou muito forte! A turma está andando muito bem, mas tomei um toque na segunda volta que atrapalhou toda minha estratégia de corrida. Recuperei algumas posições mas poderia ter conseguido um resultado melhor. Vou com tudo para a próxima!”  Alguém duvida??

E vocês se lembram do “Senna Diniz” fechando o grid em último? Acabou numa ótima P13. E o primeiro campeão Estevão da MTB (Mountain Bike) que largou na P6?  Após rodar sozinho, terminou na P21. Além dessas reviravoltas, ocorreram problemas em alguns karts, lances polêmicos, e é assim, pois isso é automobilismo amigos e tudo pode acontecer nesse incrível esporte que testa o nosso próprio limite e o da máquina.

A segunda etapa está marcada para o dia 14/03, e espero que todos estejam lá.

E como diria Kal-El : “para o alto e avante!!”